quinta-feira, 24 de novembro de 2011


28:Comcluimos , pois, que o homem é justificado pela fé , sem as obras da lei.’
Carta aos romanos cap. 3 versiculo 28.
       

’43: Deve –se ensinar aos cristãos que, dando as pobres ou empregando ai necessitado, procedem melhor do que se comprassem indulgências[...]’

’46. Deve-se ensinar aos cristãos que, se não tiverem bens em abundancia devem conservar o que é necessário para sua casa de forma alguma desperdiçar dinheiro com indulgências.

Debate para o esclarecimento do valor das indulgências pelo doutor Martinho Lutero, 31 d e outubro de 1517.

A igreja reagiu aos textos de Lutero e à  onda de questionamentos que se formou após a propagação de suas idéias. Lutero foi excomungado em 152, e durante o Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, a igreja romana afirmou:

‘ 989. Tendo recebido de cristo o poder de conferir  Indulgências , já nos tempos antiqüíssimos usou a igreja deste poder , que divinamente lhe fora doado (cfr. Mt 16, 19; 18 , 18). Por isso ensina e ordena o sacro Concìlio que se deve manter na igreja o uso das indulgências, alias muito salutar para o povo cristão, e aprovado pela  autoridade dos sacros Concílios, condenando como excomungados os que afirmem serem as indulgências inúteis bem como os que negarem a igreja o poder de concedê-las.

Resolução do Concílio Ecumênico de Trento.

‘ A reforma protestante foi oriunda, em certa medida, de uma profunda fermentação escatológica e, em seguida, contribuiu para aumentá-la.Parece – me que essa ‘espera de Deus’ foi particularmente forte na Alemanha do século XVI onde, em um clima de ansiedade, as conjunções de planetas em 1525 criaram um pânico coletivo, alarmando Lutero e Durer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário